Sunday, June 28, 2009

The Glenrothes




Glenrothes Singly Malt Schotch Whisky, Designed by Blackburn's Brand Design:

"Overcoming negative trade reaction and dramatic decline in sales due to poor packaging, plus many unsuccessful cosmetic changes (devaluing by breaking up name in pursuit of size, different distillery illustrations, gold embellishments etc), one last throw of the dice was called for. Visiting the distillery, Blackburn’s took inspiration from the Sampling Room, thus creating a totally unique way of presenting whisky. The 'hand signed' sample label added a personal touch (now much copied) implying exclusivity. Vintage date (much copied) as opposed to a 12 year old statement gave the brand an extra specialness justifying its premium price." Via Thedieline

Vijay Govindarajan - inovação e estratégia

O professor Vijay Govindarajan responde a pergunta: Como a inovação e a estratégia se relacionam?

Pássaro: a dança de Michael Jackson



O pássaro que dança como Michael Jackson (é antigo, mas vale uma reprise esta semana). Boa lembrança do Silvio Herbas.

Bud Light | Flamingos

Novo comercial seguindo a campanha The Difference is Drinkability, que foi lançado pela Bud Light no fim do ano passado, e depois teve alguns comerciais veiculados no Super Bowl.



“Flamingos” segue a mesma linha engraçada da campanha, só que dessa vez estrelado por alguns flamingos falantes. A criação é da Latinworks, com produção da Konk, direção de Chris Koch, e pós produção da Buzz Image Group. VIa Y2

Exploit Yourself





Exploit Yourself is directed by Carl Rinsch for Nike. Really Cool!

Como se tornar uma pessoa interessante

Em um texto fantástico publicado no seu blog, o Russel Davies - um baita planner que todos deveriam conhecer - conta que o futuro nos negócios criativos está reservado às pessoas interessantes. Segundo ele, as pessoas empregarão e irão querer trabalhar com (e estar com) gente interessante. Diante disso, com a propriedade de quem já foi diretor de marca da Nike e diretor de planejamento da Wieden + Kennedy, ele dá 10 dicas preciosas para quem quiser se enquadrar nesse contexto. Segundo o Russel, colocando-os em prática, você já se sentirá mais interessante em questão de semanas. Vale a pena.

Para elaborar seus pontos, ele se baseou em duas premissas:

Para ser interessante é preciso ser interessado: Você tem que encontrar o lado interessante de tudo. Você deve ser bom em perceber as coisas, em ouvir, em encontrar pessoas (e coisas) interessantes – e eles também te acharão interessantes.

Pessoas interessantes são boas em compartilhar: Você não consegue se interessar por alguém que não te conta nada. Compartilhar, porém, não tem nada a ver com falar, falar e falar. Significa compartilhar suas ideias, deixar as pessoas brincarem com elas, e ser bom em contá-las sem ter que falar de si mesmo.

Seguem as dicas:

1. Tire pelo menos uma foto todo dia. Poste-a no Flickr.
Carregue sempre uma câmera. Se tem uma no telefone celular, já ajuda. O ato de levar sua câmera a todo lado e sempre manter os olhos abertos para possíveis fotos mudará a maneira como você vê o mundo. Isso faz com que você perceba mais coisas. Deixa você ligado em tudo ao seu redor. Além disso, postar suas fotos no Flickr (ou outros sites de compartilhamento de fotos) significa que você estará compartilhando. Fica público. Isso fará você pensar um pouco mais sobre o que irá fotografar e gerará diálogos sobre suas imagens.

2. Monte um blog. Escreva nele pelo menos uma frase por semana.
È muito fácil. Além disso, vai ser impossível você se limitar a uma só frase. Você vai querer escrever mais. É fácil rotular blogs como uma forma de jornalismo banal, mas, de certa forma, isso é uma força a seu favor. Blogueiros não saem para investigar coisas (a maioria), não estão em lugares chiques, ninguém dá histórias a eles e, portanto, tem que construir com o conteúdo presente na própria vida. Isso fará você perceber as coisas que os outros não vêem. Ao sentir a necessidade de escrever sobre algo, fará você prestar mais atenção às coisas, sair e ver novidades, carregar um notebook – deixará você antenado no mundo.

3. Mantenha um scrapbook
Todas as pessoas interessantes e criativas com quem trabalhei já tiveram scrapbooks. Eles são sempre estimuladores de ideais e o aspecto físico desses cadernos trazem benefícios para o processo. Além disso, conjunções inesperadas que você terá com a aleatoriedade dos scrapbooks podem te levar a algumas das suas melhores ideias.

4. Toda semana, leia uma revista que nunca leu antes.
Pessoas interessantes são interessadas em todo tipo de coisa. Isso quer dizer que exploram todos os tipos de mundo, vão a lugares que não esperariam gostar, e buscam sempre o que há de bom e interessante lá. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio das revistas. Revistas especializadas permitem que, da poltrona da sua casa, você explore o sistema solar das atividades humanas . Experimente. È fantástico.

5. Uma vez por mês, entreviste alguém por 20 minutos e descubra como elas se tornaram interessantes. Faça podcasts das conversas.
Mais uma vez, ser interessante é ser interessado. Entrevistar é fazer que a outra pessoa se torne uma estrela. Poder ser qualquer um: um amigo, um colega, um estranho, qualquer um. Encontre o que há de interessante a respeito de cada um deles. Entrevistar fará você parar um pouco e te forçará a escutar. Uma boa coisa para praticar. Criar Podcasts é compartilhar. Compartilhar é algo com o qual você deve se acostumar.

6. Colecione algo
Pode ser qualquer coisa. Mas prefira se tornar um especialista em algo inesperado e que poucos colecionem. Desenvolva uma paixão. Aprenda como comunicar isso a outras pessoas sem assustá-las. Encontre as outras poucas pessoas que dividem esse mesmo interesse. Aprenda a se tornar útil nessa comunidade.

7. Uma vez por semana, sente-se em um café por uma hora e ouça a conversa dos outros. Faça anotações. Poste sobre esses assuntos no seu blog (com muito cuidado).
Passeie um pouco pela vida das pessoas. Ouça seus discursos padrões e suas preocupações. Coloque-as no papel. Mas não deixe que as pessoas o vejam – tente não apanhar. Também não aja de forma forçada, pulando de mesa em mesa para ouvir a melhor conversa. Apenas escute as que surgirem no seu caminho.

8. Mensalmente, escreva 50 palavras sobre uma peça de arte visual, um texto, uma música e um trecho de filme. Se puder, faça o mesmo para outros tipos de arte. Poste-as no seu blog.
Se quiser trabalhar em negócios criativos (e logo todos serão assim), terá que se acostumar a ter um ponto de vista sobre coisas artísticas. Mesmo se não for tão ligado às artes, você terá que se sentir confortável em expressar uma opinião sobre coisas que não sabe como fazer ou criar, como música ou poesia. Com a prática, você melhorará cada vez mais. Compartilhando esses pensamentos, a evolução será ainda maior.

9. Crie coisas
Faça alguma coisa manual. Crie algo do nada. Podem ser nós, lego, um bolo ou mesmo tricô. Tire um tempo para se desligar e sair um pouco do seu pensamento. O ideal é optar por algo que você não tem ideia de como fazer. Não ligue se tiver dificuldade no início. As pessoas adoram gente que cria coisas. Compartilhe essas criações no seu blog.

10. Leia:
Desvendando os Quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. (Understanding Comics) - Scott McCloud; The Mezzanine - Nicholson Baker; The Visual Display Of Quantitative Information - Edward Tufte

Todos esses livros são bons, cada um por um motivo diferente. O que importa, no entanto, é que são ótimos exemplos de pessoas que são realmente interessadas por coisas que os outros acham banais. Neles, elas explicam suas paixões de uma maneira que também acabamos nos apaixonando pelo assunto. Via CHMKT

Wednesday, June 17, 2009

Steam Whistle Brewing | Locomotive



Novo comercial para a marca canadense de cerveja premium Steam Whistle. Seguindo um estilo tradicional e retrô de comunicação, o logotipo dos caras é uma locomotiva, e foi pensando nisso que a Sharpe Blackmore Euro RSCG criou o primeiro comercial de TV para a marca, e é pra lá de bacana. A produção é da Suneeva Films, com direção de Quinn and Cashman.

Vale muito a pena conhecer o site da marca, onde o internauta pode saber um pouco mais sobre a história e a filosofia da empresa, em um estilo bem retrô, e ainda se inteirar sobre a promoção que ao comprar um fardinho com 12 cervejas você ganha um abridor retrô, saber um pouco mais sobre as iniciativas verdes da marca, fazer um tour virtual na fábrica de cerveja da Steam Whistle Brewing, comprar diversos itens próprios na loja virtual ou ainda conhecer a linha retrô de veículos que eles mantém na frota da empresa. Via Y2

Resort numa gota d’água


Esse resort promete ser a sensação entre os ecologicamente corretos. A construção será a primeira no mundo a transformar ar em água. A proposta é realizar exposições permanentes que conscientizem os visitantes e hóspedes a respeito de questões ambientais. É a criatividade humana a serviço da sustentabilidade.

WATER BUILDING RESORT from Orlando De Urrutia on Vimeo.



Se você quiser ler mais sobre o assunto, clique aqui.

Google´s Master Plan



Na sede do Google, o Building 43 é o local onde os fundadores possuem seus escritórios e onde existe no lobby esse quadro branco “engraçado” com o “Google´s Master Plan“. Veja melhor aqui.

Foster’s | Get Some Australian in You

Nova campanha de cerveja australiana Forster’s, que está sendo veiculada no Reino Unido. A criação é da M&C Saatchi e tem como objetivo sugerir aos ingleses serem menos preocupados, que tudo o que eles precisam é ter um pouco do espiríto australiano. “Get Some Australian In You” surge com comerciais de TV, cinema e rádio, e será veiculada até o fim do ano. Um comercial já foi lançado, chamado Backpacker, mostrando um turista perdido na selva, mas não há o que se preocupar, afinal a sua história mostra que ele era 75% japonês e 25% australiano. Sem preocupações. A trilha que aparece ao fim do vídeo é da banda Kool and the Gang, com a música “Jungle Boogie”.

Ultimo faz ação com modelos de lingerie em uma montanha-russa



Bem bacana (pelo menos para nós homens) essa nova ação para promover os sutiãs da Ultimo, marca conhecida de lingerie no Reino Unido, que identificou que o que as mulheres procuram em uma lingerie é conforto total, onde não tenham que se preocupar com a saúde ou segurança, ou seja, não terem os seus seios expostos indevidamente. Pensando nisso, os caras utiilzaram uma forma inusitada para demonstrar que sua linha de sutiãs atende a essas exigências.

Os caras convidaram modelos, utilizando única e exclusivamente os seus produtos, para dar uma volta nas montanhas russas do parque Alton Towers, um dos maiores do Reino Unido. O “test drive” foi registrado pela equipe do tablóide The Sun. Além da matéria, o vídeo da ação ficou muito engraçado, gerando com recursos simples, um conteúdo bastante interessante e que tem tudo para se viralizar pela rede. Via Y2

Bud Light Lime executa flashmob anunciando a sua chegada no Canadá



No dia 21 de Maio, cerca de 39,750 canadenses foram mobilizados através de um flashmob que infestou as ruas de Quebec, celebrando a chegada da Bud Light Lime no país. Chegando junto com o verão, os fãs da cerveja no Facebook receberam de braços abertos a marca, se mobilizando através de comunidades na rede social que pediam a chegada da cerveja premium light no Canadá.

A ação contou com cerca de 100 pessoas que saíram as ruas vestindo camisetas verdes e colando adesivos divulgando o canal do YouTube, e fazendo dancinhas a la “Twist” com as pessoas que passavam. O ápice da bagunça foi na esquina da McGill College Avenue com a Sainte-Catherine Street West, onde as pessoas pararam para ver uma coreografia feita pelo grupo. O resultado dessa bagunça toda você confere no vídeo abaixo.



Abaixo você confere o comercial que está rolando no país, chamado “You Can”. Via Y2

Vinil é arte



Uma idéia original pra quem quer que "irmotalizar" os antigos discos de vinil. Artesanato é arte. Boa!

Conheça Giorgio T., 48 anos, o “homem carpete”



Um fetiche estranho: conheça Giorgio T., 48 anos, o “homem carpete”. Ele entra no bar carregando um carpete debaixo do braço. Ele se enrola, deita no chão, cobre o rosto e espera as pessoas pisarem nele. O New York Times fez uma matéria sobre o cara. Vai entender?!

Oceansize

Oceansize from Oceansize Team on Vimeo.



Oceansize é um pequeno filme 3D feito por 4 estudantes. Interessante os efeitos visuais gerados.

7 dicas para extrair o melhor do seu público

A entrevista em profundidade é um dos métodos mais utilizados pelos profissionais de planejamento para buscar informações que podem render insights relevantes para seus projetos. Trata-se de um método qualitativo que, ao contrário dos grupos de foco - que são feitos com várias pessoas -, é realizado individualmente.

Como nem sempre as verbas são suficientes para contratar um instituto ou especialista em pesquisa, são os próprios planners que acabam realizando, muitas vezes, esse papel. No entanto, para extrair o melhor dos entrevistados, essa abordagem requer habilidades e conhecimentos que são adquiridos com a experiência.

Especialista no assunto, a Paula Wellings, uma experience designer que realiza este tipo de trabalho há anos, listou 7 pontos que podem fazer a diferença na hora H. As considerações feitas por ela são bem úteis. Vale a pena a leitura.

1 - Fluência: As perguntas são, geralmente, organizadas por tópicos a serem pesquisados. No entanto, pode ser mais valioso considerar a ordem das perguntas na perspectiva de uma conversa natural. Por exemplo: se você quer saber quais tipos de dispositivos móveis um participante possui e também quais são as pessoas com as quais eles mantem relações próximas, considere como o papo pode fluir de maneira natural. Estabeleça uma relação entre como ele faz suas ligações com para quem ele liga.

2 - Construa o entrosamento: Pense como suas perguntas podem criar uma conexão com o entrevistado. Inicie com perguntas quebra gelo que não sejam tão pessoais, mas que sejam fáceis de responder e mostrem que você está interessado na vida daquela pessoa. Questões abertas são boas para isso. Para pesquisas sobre dispositivos móveis, algo como “você poderia me contar um pouco sobre a história do telefone celular na sua vida – de quando apenas ouviu falar sobre eles até agora”. Guarde as perguntas demográficas que ainda não foram respondidas para o final, quando elas não soarão tão formais e distantes.

3 - Mostrar vale mais do que falar: Peça aos entrevistados para trazerem produtos à entrevista. Eles podem te mostram como os utilizam. Quando falarem sobre mensagens de texto, por exemplo, convide o participante a demonstrar como ele utiliza o telefone e peça para ele mostrar exemplos de diálogos ele teve usando a ferramenta.

4 - Estabeleça um andamento: Guarde as questões mais difíceis, como pedir para que se projetem no futuro, para quando o entrevistado já estiver mais à vontade – esse momento é perceptível pelos seus sorrisos e risos. O andamento dá as pessoas tempo para sentirem que podem correr riscos em dar respostas verdadeiras para suas perguntas, compartilhando seus receios e respondendo coisas que não se sentem bem falando a respeito. Isso também te dá a habilidade de apoiar o participante ,quando necessário, na hora de responder questões difíceis, ajudando-o a refletir sobre o que foi dito até o momento. O andamento e a qualidade do entrosamento também são fatores importantes para que o entrevistado responda perguntas socialmente difíceis, como as relacionadas a dinheiro, relacionamentos, política, etc.

5 - Escolha bem a linguagem: Formule perguntas capazes de questionar sobre detalhes relevantes sem intimidar as pessoas. Elas devem parecer capazes de demonstrar que são experts sobre a própria vida. Minimize o uso de jargões. Se coloque no lugar do outro. Tente encontrar uma linguagem apropriada com a qual as pessoas se identifiquem. Por exemplo: pedir para que digam porcentagens pode ser desafiador e causar afastamento, dependendo da visão matemática que a pessoa tem.

6 - Estabeleça prioridades: Busque as respostas que você mais precisa primeiro. A prioridade pode mudar ao longo da conversa, mas é sempre bom saber o que é mais importante, já que algumas pessoas começam a falar e não param mais.

7 - Pratique e revise: Ensaie suas entrevistas com colegas e amigos – não importa se eles não estão no seu target. O objetivo é avaliar seu timing, fluência, capacidade de entrosamento, empatia, o impacto das questões. Você se surpreenderá com os pontos que acabaram passando despercebidos ou que você não valorizou, que podem fazer a diferença na hora H. Via CHMKT

A queridinha de quem tem espírito jovem



A Skol é uma das marcas brasileiras que melhor trabalha o lado emocional dos seus consumidores. Hoje, ela representa muito mais do que uma simples cerveja, mas sim um estilo de vida com o qual seu target se identifica – e muito. Isso fica evidente nos números: a maior valorização de marca no último ranking do BrandAnalytics/Millward Brown foi da Skol, que passou a valer R$ 4,08 bilhões, alta de 23%.

Uma ação recente da marca, em parceria com a MTV Brasil, ilustra muito bem como esse trabalho vem sendo realizado, em termos práticos.

No dia 14 de julho, a emissora vai lançar sua primeira série de ficção, chamada Descolados. A trama, que terá 13 episódios de 30 minutos, vai retratar o universo de 3 jovens que não se conhecem, mas, por acaso, acabam dividindo o mesmo apartamento em São Paulo, mobiliado apenas com um pufe e um colchão. A proposta é tratar das conquistas e dúvidas universais dessa geração.

A Skol é a principal patrocinadora da série. Foi ela a responsável pela escolha de um dos integrantes do elenco, por meio de um concurso na MTV, em que os candidatos mandavam seus vídeos pela internet e seriam escolhidos pela produção. A temática da seleção foi Redondo é Rir da Vida, que permeia toda a comunicação da marca. Além disso, trata-se de uma série com um formato inovador, que vai permitir a interação do público. Isso reflete a característica da marca de gerar interesse ao sempre apresentar o que é tendência ao consumidor, saciando sua vontade de estar sempre à frente.

Ao associar sua marca a uma idéia que pretende ir direto nas angústias de grande parte do seu público, o grau de intimidade só tende a aumentar. Portanto, iniciativas como essa mostram que a Skol entendeu muito bem as motivações do seu consumidor e vem conquistando um lugar no coração de cada um, tornando-se a preferida dos brasileiros de espírito jovem – seja qual for a idade. Via CHMKT

Sunday, June 14, 2009

Selecta Lifestyle 2009 | Positive Music



Em sua 4ª edição, a Selecta Lifestyle se consolida não somente como uma festa, mas como um conjunto de sensações. Feita para os apreciadores de música eletrônica de qualidade, a festa sempre acontece em um lugar inusitado que une sofisticação à badalação. E, como não podia ser diferente, o local escolhido para o evento, que acontece sábado, 11 de julho, foi o Armazém Blu´Nelle, que fica ao lado do Barrozo, em Recife. O espaço oferece 2150 metros de área construída, além dos 1150 metros destinados ao estacionamento, buffet de excelente qualidade, manobrista, segurança, banheiro, área verde para fumantes e climatização.

Para garantir o sucesso das outras edições, o serviço será all included, com whisky, vodka, refrigerante, água e buffet assinado pela grife Blu´Nelle. Sofisticado e feito para pessoas exclusivas, o evento ainda vai contar com Color Laser Show, Circus Show e top DJs da cena local e nacional.

LINE UP
Bruno V (PE)
Special Guest Selecta Lifestyle

Leo Cury (SP)
Special Guest Pink Elephant


Cysco Nasa & Vanessa Bill (SP)
Palm Beat Project

O LOCAL
Armazém Blu’Nelle
Inaugurado em setembro de 2008, o Armazém Blu’Nelle, no bairro de Santo Amaro, é um espaço de eventos diferenciado, num típico galpão dos anos 50, numa área construída de 2150 metros quadrados e um espaço de 1150 metros quadrados de estacionamento. Nas instalações, dois salões climatizados com capacidade para mil e quinhentos convidados, hall de entrada, banheiros, palco e área externa para fumantes, além da infra-estrutura de bastidores, que inclui cozinhas, bar, camarins e áreas de serviço, tudo equipado para a realização de grandes eventos com o máximo de requinte e conforto.




Abaixo uma música pra sentir o clima do evento.

Embalagem flexível



Concebida pelo "Beverage Pouch Group" , uma empresa americana, especializada na concepção de máquinas e embalaens de bebidas, este novo packaging de cerveja vem com a intenção de evitar os acidentes nas manifestações trazendo ao mesmo tempo um elemento forte de demarcação da marca.

Esta embalagem é flexível e é uma verdadeira inovação. Foi concebida especialmente para as bebidas ligeiramente gaseificadas (cervejas, águas com gás, bebidas energéticas e refrigerantes). Além disso ela conserva todos os sabors e o seu frescor. Boa!

Sunday, June 7, 2009

Som: Pra começar a semana

Para começar a semana, “More than this“, com o Roxy Music. Música do início dos 80 que reapareceu na trilha sonora de “Encontros e Desencontros”.



E aqui um cover de "Black Hole Sun" com La Musique de Paris Derniere.
Uma ótima semana!

DeLeon Tequila





"The vision for the DeLeón Tequila packaging design was to address the desires of an extremely discerning customer base, whose discriminating palette demands the only the highest quality products. We wanted to create a presentation that effortlessly blends together the authenticity of the tequila’s Mexican heritage with the edge and sophistication of modern taste.

The beautifully crafted bottle is uniquely squared, unusually heavy, and created by one of the finest glassmakers in the world. DeLeón’s trademark DL is subtly sandblasted on the front as to not draw attention away from the perfection that rests inside. The minimalistic bottle design gives emphasis to the tequila’s iconic metal top, the master for which was hand-carved from a one-pound ball of Sterling silver.

There are currently two varieties of DeLeón available: the ‘Diamante’, which is already being hailed as the new benchmark for blanco tequila, and the ultra smooth ‘Reposado’. DeLeón's much anticipated Extra Añejo is scheduled for release in the fall of 2009.

With limited quantities of DeLeón Tequila being bottled each year, initial distribution in the U.S. is limited to a few select sites in Los Angeles, New York, Las Vegas, and Miami. International cities will include Hong Kong, Dubai, Macau, San Tropez and Monte Carlo." Via TheDieline

Heineken | Walk-In Fridge

Há algumas semanas a Heineken lançou um comercial que dá sequência ao famoso “Walk-In Fridge”. Lembra desse?



Fazia tempo que eu não via um filme publicitário tradicional fazer tanto sucesso na internet, gerando até paródia de concorrentes.

A continuação é tão engraçada quanto, fazendo um trocadinho com “walk in”. A criação é da TBWA\Neboko, com produção da CZAR. Imperdível. Via Brainstorm #9

Louis Vuitton | Journey Beyond


Marcando o aniversário de 40 anos da missão da Apollo 11 na Lua, a Louis Vuitton vai estrear um projeto focado em conteúdo chamado “Journey Beyond”. A proposta da marca é mostrar como algumas jornadas podem mudar a humanidade para sempre, trazendo novamente para os holofotes os responsáveis pelo feito. Lembrando que, “Journey” já é a assinatura que marca vem utilizando nas últimas campanhas.

A Apollo 11, a primeira tripulada a pousar na Lua, completará 40 anos da missão exatamente no próximo dia 20 de julho. O vídeo abaixo é um teaser do que vem pela frente, onde a Louis Vuitton anuncia o lançamento do projeto no dia 2 de julho, através do site louisvuittonjourneys.com

A criação é da Ogilvy Paris, com direção de fotografia de ninguém menos que Annie Leibovitz. Pelo trailer, promete. Via Brainstorm #9

Code-X Yacht





The Code-X Yacht.

Stella Artois Légère



Novo comercial para a Stella Artois Légère (conhecida como Stella 4%), que trata-se de uma nova cerveja premium da marca que é três vezes filtrada e possui apenas 4% de teor alcóolico. “Pirate Paper Boat” segue o estilo clássico do cinema francês da década de 60, apresentando a bebida com um certo luxo e sensualidade. É claro que sempre tem que haver um toque de bom humor. Via Y2



Abaixo o filme “Tunnel” que foi lançado antes. A criação é da Mother, com produção da Rattling Stick em parceria da fodástica The Mill.

The Hope Store: A loja para comprar esperança

A Red Cross Portugal criou lojas chamadas de Hope Store. Lojas como qualquer outra, com caixa, gôndola, caixas de produtos etc, mas nesta loja, não se compra nada tangivel, material. Compra-se esperança para as pessoas que precisam de ajuda. Basta entrar na loja, escolher o seu “produto” e pagar por isso. Lojas foram montadas em Shopping Centers e receberam todo suporte de varejo. Via blogdabullet

Saturday, June 6, 2009

Como montar um portifólio de planejamento

Segue uma explicação básica sobre cada um dos trabalhos recomendados pelo VCU Brandcenter para compor um ótimo portifólio de planejamento. No mesmo texto tem um dica fantástica para quem ainda não está no mercado de trabalho conseguir uma vantagem imensa logo na largada. A idéia é matar 2 coelhos numa “caixa d’água” só. O texto é de Carlos Henrique Vilela, publicitário, atualmente no programa de especialização em gestão com ênfase em Marketing da FDC. Já fui redator, planner e atualmente ocupa a função de gerente de marketing em Belo Horizonte, MG.

Se você ainda não tem experiência de mercado e busca sua primeira oportunidade – vale, inclusive, para estágios - trabalhar casos fantasmas é jogar fora uma das maiores oportunidades da sua vida. Se você quer se tornar um bom planner, o mínimo que deve fazer é ser capaz de buscar oportunidades onde elas, aparentemente, não existem. É fácil pra qualquer estudante realizar um trabalho real. Minha sugestão é a seguinte:

Existem milhares de ONGs e instituições filantrôpicas, por aí, precisando de ajuda. Essas organizações tem, na maioria dos casos, uma abordagem mercadológica muito fraca – até por trabalharem com verbas limitadas, oriundas de doações, e trabalho voluntário. São empresas que tem uma marca para cuidar, embora sem fins lucrativos. É possível fazer um trabalho fantástico nessas organizações e, com isso - além de abrilhantar seu portfólio, promover um aprendizado descomunal e possibilitar um networking incríveil -, você estará ajudando em uma ótima causa.

O que pode ser feito? / O que são aquelas análises e estudos?

Análise Competitiva
Você tem a oportunidade de analisar todas as outras marcas que disputam pelo orçamento "filantrópico" do cliente atual e potencial, sejam concorrentes diretos ou indiretos. Além disso, pode levantar forças e fraquezas no ambiente interno para aproveitar as oportunidades do ambiente externo, e analisar as forças competitivas da organização e do mercado. É o primeiro passo para se traçar uma estratégia de sucesso.

Alguns textos que podem ajudar:
Inteligência Competitiva
Estratégia e o Ambiente Competitivo


Estudo Quantitativo
Quem é o target da instituição? Qual o tamanho desse mercado? Quais são as suas opiniões, atitudes e preferências? Quais são os elementos que geram valor para eles? Como a marca pode se conectar com essas pessoas? Esse tipo de estudo pode ajudar você a responder a essas e a outras diversas perguntas.

Alguns textos que podem ajudar:
Pesquisa Quantitativa
Estudos de Mercado e Oportunidades de Negócio


Creative Brief
Como aproveitar essas oportunidades? Como utilizar todas essas informações para inspirar o pessoal da criação e dar origem a uma campanha avassaladora? É esse o papel do brief criativo.

Alguns textos que podem ajudar:
Modelos de Brief de Agências Internacionais
O Briefing no Processo Criativo
The Perfect Creative Brief


Plano de Mídia
Basicamente, é a ferramenta que busca respostas para perguntas do tipo: Em quais meios será veiculada a campanha? Quando e com qual frequencia? Qual a área de abrangência? Como a comunicação irá interagir com esses meios? Quanto vai custar? Quais os resultados esperados? Como serão medidos?

Alguns textos que podem ajudar:
Planejamento de mídia: um roteiro básico


Análise de situação de marca
Como anda a marca da instituição que escolheu? Como as pessoas a veem? Que significado ela tem para eles? A quais emoções ela está associada? O que vem a mente quando se fala da marca? Como ela é comparada aos concorrentes? Para chegar a essas e muitas outras informações referentes à marca, usa-se essa metodologia. É geralmente feito com base em estudos qualitativos.


Target Audience Analysis
Essa ferramenta visa conhecer a fundo o seu público. Responde a perguntas, como por exemplo: Quem são essas pessoas? O que elas fazem? Quantos anos tem? O que gostam de fazer nas horas vagas? Quais são seus hábitos? No que mais eles gastam dinheiro? Qual o perfil desse público? Que tipos de mídia eles consomem?

Alguns textos que podem ajudar:
Target Audience Analysis
The Target Audience


Visual Storytelling
Visa mostrar sua capacidade de contar histórias. Pode ser algum comercial que você tenha conceituado – de preferência, da ONG que você escolheu.

Alguns textos que podem ajudar:
Five tips for video stories


Projetos de pensamento criativo
No desenvolvimento do seu projeto, você diagnosticará problemas que a comunicação deve resolver. Projetos de pensamento criativo nada mais são do que a descrição do desenvolvimento das estratégias que vão solucioná-los.

Alguns textos que podem ajudar:
Introduction to Creative Thinking
Cases de planejamento do Young Creatives


Análise cultural
Basicamente, alguma tendência de consumidor que você tenha observado, desenvolvido um estudo e dado implicações para o cliente. Pode ser resultante, inclusive, dos outros estudos realizados.

Alguns textos que podem ajudar:
Análise cultural


Brand Book
É uma evolução do tradicional manual da marca que, além de informar características técnicas, indica as táticas a serem seguidas pela marca.

Alguns textos que podem ajudar:
Brand Book, instrumento de gestão de marca


Via CHMKT

10 citações inspiradoras para profissionais de marketing e comunicação

1 - "Tentar prever o futuro com base em pesquisa é a mesma coisa que dirigir um carro apenas olhando no retrovisor." - Marshall McLuhan

2 - "Sempre cometa novos erros" - Esther Dyson

3 - "Há mais verdades em 24 horas da vida de um homem do que em toda a Filosofia." - Raoul Vaneigem

4 - "Nem tudo que pode ser contado conta. Nem tudo que conta pode ser contado." - Albert Einstein

5 - "Se conto aos meus amigos do Facebook sobre a sua marca não é porque gosto dela, mas porque gosto dos meus amigos." - Mike Arauz

6 - “Na internet, todos serão famosos para 15 pessoas” - Jonathan Zittrain

7 - “Idéias inovadoras raramente são rejeitadas por conta do seu mérito; elas são rejeitadas pela maneira que fazem as pessoas se sentirem” - Scott Berkun

8 - “Propaganda é o preço que as empresas pagam por não serem originais.” - Yves Behar

9 - “Se o cérebro humano fosse tão simples que pudéssemos entendê-lo, seríamos tão simples que não o entenderíamos.” - Lyall Watson

10 - "As pessoas não leem anúncios. Elas leem o que estão interessadas." - Howard Gossage

Via CHMKT

Home, o filme



Home é um filme de Yann Arthus-Bertrand.

A estréia será no dia 05 de Junho simultâneamente em 50 países.

Bomberman Explodes Plants






This title maybe misleading but the intention is pretty peaceful! Legend has it that after the World War II got over, American pilot Gale Halvorson airdropped candies in the name of hope, for the Berlin children. War equals devastation, so dropping candies instead of bombs was probably personal retribution. Inspired by this incident, designer Hwang Jin wook and pals have come up with a plan to combat deforestation and desertification of land in a similar fashion. Their mission is called “Seedbomb.”

Mission Seedbomb involves a bomber aircraft and charges full of the Seed Capsules. Essentially the project involves artificial dispersal of seeds over arid areas where natural vegetation has lapsed due to man-made follies like deforestation leading to desertification. Each capsule contains artificial soil and seeds, and are air-dropped over the selected regions.

Housed in biodegradable plastic, the artificial soil provides nourishment and moisture to the seed; till it grows out to be a strong enough plant to sustain itself. As the sapling matures, the plastic capsule melts away, leaving behind a brand new generation.

Sounds like Mission (im)Possible to me, however the logistics of desert environment and the kind of seeds to be dispersed will require a lot research and expertise from the botanists. Because once the capsule melts away and the artificial soil’s nourishment and moisture used up, it’ll take a lot of effort on the plant’s part to survive the harsh environment.

Designers: Hwang Jin wook, Jeon You ho, Han Kuk il & Kim Ji myung. Via Yankodesign

Tuesday, June 2, 2009

Audio Trip - O Homem Errado

Essa semana fui convidado para colocar umas músicas no Blog O Homem Errado. Esse post vai rolar por lá, mas em primeira mão, rola por aqui. Espero que gostem.




Você Não Entende Nada/Cotidiano
Chico e Caetano

Essa música foi gravada no Programa Chico e Caetano - Rede Globo de televisão (1986) Imagem em VHS e a letra dela é muito simples e fala o que todos queremos viver da maneira mais rústica possível. A nostalgia do vídeo dispensa comentários. Sempre acompanhei a evolução da música brasileira e sou um fã incondicional do trabalho desses dois. A letra é a síntese daquele lance que a gente sente de querer ir com o grande amor para uma ilha deserta, morar em uma cabana e viver da pesca e caça.

Hoje em dia acho que esse romantismo deu uma desacelerada o os casais contemporâneos preferem pegar um cruzeiro bacana ou passar esse tempo em uma ilha deserta, mas em um resort luxuoso com atendimento personalizado.



"Você não está entendendo nada do que eu digo
Eu quero ir embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
Todo dia, todo dia"


Pode me chamar
Eddie

Essa é da gente, um som "Metropolitano", "Original Olinda Style", que busca inspiração na nossa cultura e brinca com situações que acontecem no nosso cotidiano. Uma banda originalmente rockeira do mangue beat, que encontrou um ponto entre o samba e reggae e caiu no gosto da galera.

Uma música muito bem produzida e uma letra que marca. Os caras acertaram na veia e acredito muito no potencial e no estilo da banda. Já estão sendo muito reconhecidos por ai e tem tudo pra se consagrar nacionalmente. É só botar a musica na novela das 8. (ironia viu?! Não precisa disso...)



"Sem muita coisa pra levar
Sem quase nada pra fazer
Sem muita coisa pra dizer
e pra começar...
Pode me chamar que eu vou....eu vou
Quando me quiser eu vou.....olha que eu vou, eu já tô ai"


Hurricane
Bob Dylan

Essa música conta a história de Rubin Carter, boxeador, conhecido como Hurricane (Furacão) que foi preso em 66, acusado de assassinato em primeiro grau. Foi libertado, após 19 anos de prisão, em 85. Sua história foi contada no filme Hurricane, interpretado brilhantemente por Denzel Washington Bob Dylan foi processado pela Patty Valentine, por ter usado seu nome na música.

Uma música que chama muito minha atenção, sei lá, eu fico mais agitado, tem uma sensação boa de euforia e felicidade. Isso é sentimentos e sentimento não se explica, se sente. Ela é uma das músicas da minha vida, sempre escuto várias e várias vezes.
Artistas com carreiras sólidas merecem respeito. O resto é música efêmera, que é legal também!



"Agora todos os criminosos em seus paletós e gravatas
estão livres para beber martinis e assistir o sol nascer
enquanto Rubin fica sentado como Buda em uma cela de 3 metros
um inocente num inferno vivo
essa é a história do Furacão
mas não terá terminado enquanto não limparem seu nome
e devolverem a ele o tempo que serviu
colocado numa cela de prisão, mas houve um tempo
em que podia ter sido o campeão mundial"


Electric Feel
MGMT

Para viver uma vida melhor preciso conhecer mais coisas e, principalmente, mais pessoas. Crescer interiormente, expandir minhas buscas e ampliar o raio de visão. Acredito, sinceramente, que este é um chão em que caminhamos juntos. Há muitas falhas e curvas perigosíssimas. Uma melhor condição de vida, sem dúvida, passa pelo modo como me relaciono com os outros. Não adianta ser feliz sozinho, é preciso compartilhar essa felicidade, é preciso ser mais acessível e sempre ser real . Não posso esperar ser amado incondicionalmente. Não é possível que me aprovem integralmente. Assim como não dá para querer que cuidem de mim a todo custo e procurem, antes de tudo, o meu bem.

Acho que preciso também desenvolver uma certa qualidade de percepção do mundo. Temos muitas opções na vida e somos nós que escolhemos o nosso caminho e definimos o nosso destino. Claro que sempre teremos surpresas e são elas que dão o toque mágico na vida. As transformações aceleradas do tempo ainda me deixam meio tonto, sem saber a direção.



Mas foi em 2002, que Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasser formaram o Management sob uma densa névoa psicodélica que foi levemente se espalhando. No final de 2007, quase 2008, eles mudaram para o agnome MGMT e criaram Oracular Spectacular, um álbum criado num mundo repleto de histórias sobre a juventude, drogas e fama.

A banda é de Nova York e faz a "evolução natural de uma estética multi-instrumentalista do rock alternativo, que de tão composta faz brotar a semente malucona da indietronica", é uma viagem mesmo e ela ganhou um reconhecimento bacana da banda revelação de 2008.

Uma banda que consegue interpretar bem esse novo universo, com um som muito contemporâneo e atual ela aborda essa sensação elétrica em que vivemos.


Heartbeats
The Knife

Acho bastante estranho quando ouço casais dizendo que nunca brigam. Sério, será que é possível viver com uma pessoa sem nenhuma desavença, os dois concordando com tudo o tempo inteiro? Nem tanto ao sol nem tanto à lua... In Medio Stat Virtus (a virtude está no centro), já dizia Aristóteles.

Pensando bem, o relacionamento nada mais é do que um ajuste entre duas pessoas diferentes, entre duas vidas diferentes, entre dois pontos de vista diferentes. Tudo isso graças ao amor, que funciona como uma espécie de imã espiritual, superamos essas diferenças e vivemos em paz, aceitando o outro como ele é, com seus defeitos e qualidades.

Aceitamos o outro como ele é, mas isso não significa que temos de concordar com tudo o que ele pensa. É importante manter algumas posições e opiniões justamente para não anular quem você é, para ser coerente com você mesmo. Lembre-se de que o outro também se apaixonou por você exatamente porque você era assim, do seu jeito.



Essa música transmite uma energia intensa, tem uma batida inspiradora e a letra fala de relacionamento, de uma noite confusa, um processo um pouco natural de acelerar a verdade e promessas feitas de dois apaixonados.

Hoje escuto bastante ela, não por essas características peculiares da composição, mas pelo ritmo e por essa energia que ela transmite.