Tuesday, August 12, 2008

O mercado de cervejas em Julho

As cervejarias estão recebendo neste momento os números da Nielsen do mês de julho. O resultado é uma alteração de mercado de cervejas que há anos não se via. A AmBev perdeu 0,7% de mercado no mês passado. Caiu de 67,4% para 66, 7%. E para quem acha uma perda pequena, um dado relevante: cada 0,1% de participação significa 30 milhões de reais por ano a mais em faturamento.

Quem capturou a perda da líder de mercado, foi a Schincariol, a vice-líder. Passou de 13,1% para 13,6% de share. Em reais, portanto, está se falando de uma diferença de 150 milhões num ano. Uma receita que faz a diferença em qualquer empresa. Desde os tempos do lançamento da Nova Schin, no final de 2003, que a empresa não registrava um resultado tão expessivo. Àquela altura, chegou a ter 15,1% do mercado total, um percentual que virou espuma nos meses seguintes.

A Femsa (fabricante da Sol e da Kaiser) passou de 7,6% para 7,7% entre junho e julho. E a Petrópolis (dona da marca Itaipava) subiu de 9,1% pra 9,2%.

Em volume fabricado, o mercado de cervejas cresceu em julho. Isso vale inclusive para a AmBev - só que as outras cresceram mais.

No comments: