Monday, January 14, 2008
Negócios da moda
Zoomp compra quatro grifes e vira gigante da moda. Desde 2006 é controlada pelo grupo HLDC, anunciou ontem a criação de um grupo de gestão de marcas de moda chamado Identidade Moda (I`M), além da compra de quatro grifes: Clube Chocolate, Fause Haten, Cúmplice e Herchcovitch;Alexandre.
"Estamos fazendo no Brasil um movimento que já ocorre nos Estados Unidos e na Europa há cerca de 15 anos?, afirmou o presidente da Zoomp, Vicente Mello. Além da Zoomp e das quatro novas marcas, o grupo já contava com a marca Zapping, de estilo street wear. "As marcas continuarão independentes, cada uma com seu diretor de criação, mas crescerão muito economicamente, por melhorias de gestão?.
Após passarem mais de um ano sanando os problemas financeiros da Zoomp - entre eles, uma dívida de cerca de R$ 30 milhões - a dupla Enzo Monzani e Conrado Will, donos do HLDC, iniciaram a diversificação de seu grupo de gestão de marcas. A idéia do I`M é controlar marcas que formem um guarda-roupa completo. Além das grifes, o grupo HLDC tem outro negócio no Brasil: são os controladores da BenQ Mobile, de telefones celulares.
Apesar de grande parte das grifes nacionais ainda estarem na mão de seus fundadores, os analistas do setor apostam que a tendência da criação de empresas de gestão de marcas de moda seja a futura tônica do setor. O que significa que esses movimentos ainda são o início de uma longa tendência que irá se instalar ao longo dos próximos anos. Outros movimentos de negócios no mundo fashion foram a compra da grife de moda praia Rosa Chá pela empresa catarinense Marisol, além de grupos nacionais como a AMC Têxtil (dono das grifes Colcci, Carmelitas e Coca-Cola Clothing Line) e BR Labels (dono da VR Menswear, Mandi e da Calvin Klein no Brasil). Via Estadão
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