Thursday, November 22, 2007

Philips e sua TV digital: Produção local em 2008



A Philips lançou hoje uma linha de produtos para levar o sinal digital de TV aberta à casa do consumidor. Dentre os seis produtos apresentados, um deles é o aparelho que adaptará o sinal digital aos televisores analógicos. O preço sugerido para o decodificador é de R$ 1.099,00, acima dos R$ 750,00, em média, estimados pelos fabricantes para o produto e aos R$ 250,00 defendidos pelo governo. Na promoção de lançamento, quem comprar o decodificador leva a antena e cabos especiais.Em um primeiro momento, os artigos estarão disponíveis apenas nas lojas da Fnac, FastShop e Ponto Frio da Grande São Paulo. As primeiras transmissões digitais de televisão aberta estão marcadas para 2 de dezembro na região.

A produção passará à Zona Franca de Manaus no primeiro semestre de 2008. Dessa forma, a empresa não pagará as taxas de importação nem a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que foi reduzida a zero em outubro para incentivar a produção de produtos destinados equipamentos de TV digital no País.

Além do auto preço para o momento inicial de lançamento ainda tem um pequeno detalhe: O Ginga, software que permite interação com a TV digital brasileira, é outro fator de incerteza para os fabricantes. O programa ainda não está pronto para lançamento comercial, mas as empresas tiveram de colocar os decodificadores antes no mercado, sem embarcar a tecnologia, tendo em vista que as transmissões da TV digital aberta começam à meia-noite de 2 de dezembro. Segundo Duran, o Ginga deve ser lançado apenas no final de 2008.O descompasso nos prazos trará um grande problema ao consumidor que não abrir mão da interatividade: as caixas conversoras recém-colocadas no mercado não permitirão a instalação do programa. Assim, quem adquirir agora um decodificador mas futuramente fizer questão de ter o Ginga em sua TV digital, terá de comprar um novo decodificador depois.

Bom, agora é esperar a chegada desse tão esperado produto e ver se realmente ele tem essa força toda para ser o mais novo fenômeno de consumo e comportamento.

Mais informações: www.simplificandotvdigital.com.br/

No comments: