Tuesday, November 4, 2008

Riva - Cervejas do Mundo



Tomar um copo de cerveja cai sempre bem, seja em uma manhã ensolarada ou até mesmo em uma tarde chuvosa sem nada para fazer. Entre os países, o Brasil figura na quarta posição no volume consumido anualmente, totalizando 10,3 bilhões de litros só em 2007, o que mostra o apego do público local em relação ao produto. O Riva – Cervejas do Mundo acaba de ser aberto na Conselheiro Aguiar, pega carona nesses dados para oferecer ao público marcas nacionais e internacionais, inclusive rótulos oferecidos exclusividade pela casa.

Cerca de 20 tipos de cervejas podem ser encontrados no Riva, entre elas a belga Leffe Blonde; as uruguaias Patricia e Norteña; e a alemã Franziskaner Hefe-Weissbier Hell. As exclusivas são a Kronenbourg 1664, Babylon Pilsen, Fuller's London Pride e Fuller's Honey Dew.



No quesito alimentação, o chef Philippe Idrissi afirma que o menu do Riva foi pensado a partir da união do que há nos botequins cariocas, temakerias paulistas e botecos recifenses. Das entradas tradicionais, empadas abertas ou fechadas de camarão com catupiry ou bacalhau com azeitona; batatas Riva especial (batata em gomos com pele temperada e frita, coberta com queijos derretidos, bacon picado e servidas com molho Barbecue); e carpaccio de queijo coalho acompanhado por beijuzinhos. Já os que querem petiscos mais requintados podem escolher entre o Harusame Shrimp (camarão descascado, marinado no shoyo, empanado com macarrão japonês, servido com molho de missô) ou os Wraps Normandia, tortilhas finas com cinco tipos de recheios, como o que vem com filet, queijo de reino, molho de vinho tinto e cebola laminada.



Idrissi também preparou opções de pratos principais que passam pelos risotos (o Riva, com camarão e queijo Prima Donna, e o Filet Fungui Seco), arroz de polvo, moqueca de camarão, filet a parmegiana e suprême de frango, além de cinco tipos de saladas. Completa o menu sobremesas como frutas da estação, brigadeiro de colher e a cartola Riva.

Há ainda a seção de temakis, que podem ser acompanhados por molho de missô, parmesão, pistache e de frutas vermelhas, e yakitoris, também conhecidos como robatas ou espetinhos japoneses grelhados. Entre os sabores dos yakitoris, frango, salmão, atum, shitake, agulhão branco com alho poro e filet com bacon.

CERVEJAS – No menu de cervejas figura cerca de 20 rótulos, entre elas a belga Leffe Blonde, produzida desde o século XIII e hoje considerada a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo; e a uruguaia Patricia, com amargor fino, porém distinto e marcante, ideal combinação para petiscos em geral, frituras, defumados e embutidos. Mas o destaque mesmo fica por conta dos quatro selos exclusivos da casa: Kronenbourg 1664, Babylon Pilsen, Fuller's London Pride e Fuller's Honey Dew.

A francesa Kronenbourg 1664 ganhou, em 2004, o prêmio da melhor do mundo pelo “Brewing Industry International Awards”, considerado o Oscar da categoria. A Fuller's London Pride é a marca premium número 1 do Reino Unido, e possui uma base de malte diferenciada complementada por um rico balanço com sabores de lúpulo das variedades Target, Challenger e Northdown na fermentação. Já a Fuller's Honey Dew, por ser produzida com mel orgânico, deve ser degustada com gelo e limão, para aumentar o seu frescor.



Completando a carta, há a Babylon, com sua tradição milenar. Apresenta cor dourada, cristalina e traz um aroma intenso e agradável de lúpulo de excelente qualidade, importado e cultivado em Hallertau, na região da Bavária, sul da Alemanha. É produzida em pequenos lotes e foi elaborada pelo mestre cervejeiro alemão Herbert Cegielkowski.

2 comments:

Unknown said...

parabéns pelo empreendimento que além da arquitetura marcante, possui produtos excelentes para o público que sabe o que é bom!

Unknown said...

Parabenizo-lhes, tambem, pelo exelente trabalho que fizeram e q fazem...fui ao Riva qndo ainda estava em soft open, gostei muito, principalmente pela grande diversidade de cervejas importadas. Cervejas como a Kronenbourg, de origem francesa se n me engano, a Fuller's Lond, a qual ainda n degustei, a Harp ,Leffe...gosto muito de cevejas importadas e faço coleção delas.
Um ambiente agradavel e muito bonito. Parabéns!!!