Sunday, March 22, 2009

O poder da Internet e das redes sociais

(por Raquel Costa, via HSM UoD)

Duas novas pesquisas acabam de ser divulgadas pelo Ibope Inteligência. A primeira, que afeta diretamente os jornais e o mercado imobiliário, mostra que a internet já se tornou o principal meio de informação para a compra de imóvel na cidade de São Paulo, passando os jornais. Hoje, 49% dos interessados em comprar imóvel na capital paulista (classes A/B/C) fazem suas pesquisas na internet, superando os 44% que ainda pesquisam nos classificados impressos.

A segunda revela que para os “heavy users” (usuários freqüentes) da internet, as opiniões dos consumidores em sites de lojas, blogs ou redes sociais, são mais relevantes como fonte de informação para compra do que as propagandas tradicionais (TV, Rádio, Revista e Jornais).

Segundo Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência, não cabe mais às empresas decidirem se vão ou não participar das conversações que estão ocorrendo na web 2.0, uma vez que já estão presentes na web através dos seus consumidores (que colocam as marcas no Orkut, Facebook, Myspace, Twitter, blogs etc.). Agora, a grande questão é entender como interagir nesse espaço digital.

Uma coisa é certa: com esse cenário 2.0, o melhor é fazer parte das conversas do que ficar de fora com a orelha queimando. Concorda?

O importante e ter coragem e mostrar a cara. E já que não existe nenhuma receita mágica capaz de determinar o sucesso de uma empresa na web, penso que uma boa saída é usar ao menos estes quatro ingredientes: presença, atitude, consistência e transparência.

No comments: