Tuesday, September 15, 2009

Agência boa é a que tem boas ideias



Todo ano, a Advertising Age entrega o prêmio Small Agency of the Year para a agência de pequeno porte que mais se destacou ao longo do ano. Só podem concorrer as agências norte-americanas com menos de 75 empregados e agências de outros países com no máximo 50. A avaliação é feita por um júri de altos executivos de grandes agências e jornalistas especializados na área. Os critérios avaliados incluem portfólio de clientes, premiações, mas o que conta mesmo são os resultados financeiros e de crescimento.

Este ano, a vencedora foi a Rockfish, localizada na cidade de Rogers, Arkansas, no meio-oeste dos Estados Unidos. A agência funciona em um escritório íntimo e simples onde profissionais de tecnologia, designers e estrategistas de marketing desenvolvem soluções digitais para grandes empresas como Wallmart, Procter & Gamble, Tyson Foods e Hershey's.

A Rockfish nasceu em 2006, e o grande salto veio quando o Walmart a procurou para a criação do site Walmart Facts, destinado a fornecer notícias para jornalistas e meios de comunicação. A rede varejista gostou tanto da forma como a agência atua que, logo em seguida, encomendou outro projeto, agora o site MyWalmart.com, que conectou a empresa com seus 1.4 milhões de associados em todo o país. Com um grande cliente no portfólio e um modelo de negócio diferenciado, não demorou para a agência conquistar novos clientes de peso.

Em 2008, a Rockfish teve uma receita de 4.6 milhões de dólares e viu sua equipe passar de 35 para 56 pessoas. Para 2009, visa chegar a 7.8 milhões – um crescimento de quase 70%. Um índice assim já é algo incrível. Em meio à recessão, é ainda mais fantástico. Mas para isso, a Rockfish faz muito mais do que as agências tradicionais.

Seu negócio são as ideias. E isso fica evidente nas suas fontes de receita. Além do fee pago pelos clientes, a empresa possui linhas de produtos e serviços em diversas áreas. Uma delas é a marca de café Silver Joe's, voltada ao público que gosta de aventura. Seus produtos já podem ser encontrados em 400 pontos de venda, no Japão e Estados Unidos. Ela possui também o TidyTweet, um filtro de tempo real para ajudar as empresas a manter seu Twitter livre de spams, um site de recolocação profissional chamado CrazyHotJob.com, um software online para a gestão de igrejas, chamado Fourthbook.com, e alguns outros ainda em fase de teste.

Para coordenar tudo isso, a agência é dividida em dois braços: a Rockfish Interactive, que cuida dos trabalhos para clientes, e a Rockfish Labs, que funciona como uma incubadora de novas tecnologias e produtos. No caso do café, ela apenas gerencia a marca. A produção fica por conta de parceiros.

Segundo o fundador e presidente Kenny Tomlin, a intenção é ter apenas uma parte da receita vinda dos clientes da agência. O restante, diz ele, vem de negócios inovadores, que surgem das mentes criativas da equipe, e garantem um fluxo de caixa positivo. Para manter acesa a chama criativa, a agência premia os autores das melhores ideias com quantias de até 5.000 dólares.

Experiências como a do café Silver Joe's mostram que a Rockfish é mais do que capaz de construir marcas fortes – e isso realmente chama a atenção dos clientes. A moral da história, no entanto, é que, em um mercado movido por trabalhos criativos, destacam-se aqueles que aplicam essa mesma criatividade ao seu próprio negócio. E não só no dos outros. Via CHMKT

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