Tuesday, December 4, 2007

1 investimento de quase 500 bilhões em publicidade em 2008

Ainda falta quase 1 ano para a eleiçao do próximo presidente dos EUA, mas a campanha já está esquentando por aqui. Bate bocas, acusaçoes, perguntas polêmicas no debate dos republicanos e assim vai. Tudo muito normal. A expectativa é de uma campanha acirrada, injentando quase U$ 2 bilhoes no mercado publicitario. Alias, como o Martin Sorrell, do WPP, definiu, 2008 é um 'quadrennial kick', quando as eleiçoes presidenciais, Olimpiadas e o campeonato de futebol europeu (Euro 2008) acontecem no mesmo ano. E contribuem para aumentar o investimento publicitário.

A previsao da Zenith Optimedia, divulgada ontem, é de que mundialmente serao investidos U$ 486 bilhoes em publicidade no ano que vem. Um aumento de 6,7% em relaçao a 2007. Mas os EUA, que representam 40% do total mundial, vao crescer apenas 4,1%. Isso siginifica que mercados emergentes, como o Brasil, Russia, China e India deverao crescer acima da media mundial de 6%. Isso nao é surpresa nenhuma. Nos ultimos anos, os EUA têm perdido cerca de 1 ponto percentual da sua importância no total mundial.

Em termos de midia, o principal destaque é a internet, que devera crescer 24% e ultrapassar o meio radio em 2008, tornando-se o 4o meio no ranking. E seguindo essa tendência de crescimento, a internet vai ultrapassar o meio revista em 2010, conquistando o 3o lugar, com mais de 11% do investimento publicitario.

Fonte: BlueBus/ 04/12 Claudio Zibenberg em NY

No comments: