Thursday, August 13, 2009

17 dicas para estratégias rápidas

O Richard Huntington, diretor de planejamento da Saatchi & Saatchi no Reino Unido, postou há pouco tempo 17 dicas bem interessantes para o desenvolvimento de estratégias rápidas. Com prazos tão curtos e cada vez menos tempo para resolver problemas de comunicação, esta habilidade passa a ser essencial.

Segundo Guy Murphy, Diretor Mundial de Planejamento da JWT, “A habilidade mais importante que os estrategistas precisam aprender nesta era é a velocidade. A qualidade da resposta estratégica é, agora, determinada em parte pelo tempo levado a criá-la. Estratégias demoradas, não importa o quanto sejam boas, nunca conseguirão ser grandiosas”.

Por outro lado, há quem diz que a velocidade pode comprometer o nível de inovação. Para Russel Davies, ex-gerente global de marca da Nike e ex-diretor de planejamento da Wieden + Kennedy, estratégias rápidas podem funcionar bem, mas dificilmente chegarão a uma solução inesperada e brilhante. Ele afirmou em um de seus posts que as “fast strategies” tendem a explorar menos possibilidades e a considerar menos incertezas. Outra causa apontada é a redução na quantidade de colaboração. Para uma boa estratégia rápida é melhor uma cabeça pensando, a não ser que se tenha uma equipe bem coesa – pronta para decisões rápidas.

Realmente, tempo para trabalhar pode fazer a diferença. Mas em uma época em que “tudo é pra ontem”, as dicas do Richard Huntington podem ajudar muito:

1. Tempo não é problema para criar uma estratégia, as ideias é que são. Se você conseguir encontrar uma ideia, achará tempo.
2. Ideias primeiro, depois os fatos. Os fatos só fazem sentido à luz de uma ideia.
3. Só existem dois critérios para julgar estratégias criativas – se são simples e se são interessantes.
4. É vital ser interessante. Estar certo é apenas importante.
5. Se você olhar para o mesmo lugar que todo mundo, você nunca encontrará algo interessante, não importa o quanto você é inteligente.
6. Toda grande solução vem de um grande problema. Tenha certeza de que entendeu o problema por trás do problema que você está tentando resolver.
7. Tudo pode te ajudar. Dê uma volta e pense em como toda loja, placa, anuncio, conversa e observação pode te ajudar a resolver o problema.
8. Esteja preparado. Leia todo tipo de coisa, por mais esquisita que seja.
9. Mantenha seu foco em descobrir coisas que você não tinha ideia de que não sabia.
10. Recorra sempre ás suas estratégias latentes – aquelas que sempre quis usar mas ainda não teve chance.
11. Lembre-se que uma ideia estratégica ultrapassada em uma categoria pode ser inovadora em outra.
12. Troque ideias com outras pessoas - online ou cara a cara -, mas não se envolva no cavalo de tróia da mediocridade: o brainstorm,
13. Pergunte a si mesmo o que o posicionamento da marca tem que pode ser relevante a todos nós.
14. Uma posição é uma opinião. Nós vivemos na era do diálogo e opiniões são o sangue vital de todos as conversas.
15. Planeje com base em você mesmo. Como você se sente em relação à marca, categoria ou ao mundo mais amplo? Como você explica seu próprio comportamento? Você é representativo, pois vive no mesmo mundo que qualquer outra pessoa.
16. Confie nos seus instintos – é o recurso mais confiável que você tem.
17. Estratégia rápida tem mais a ver com a capacidade de decidir do que com velocidade. Na maioria das vezes, precisamos é de mais coragem do que urgência.

Via CHMKT

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