Thursday, May 7, 2009

Al Ries e suas visões do Marketing

Hoje encerramos o módulo Administração de Marketing no Mundo Contemporâneo, do MBA em Marketing FGV, que foi perfeitamente apresentado pelo Professor Carlos Eugênio Friedrich Barreto. No final da aula nos foi apresentado um video que abordava de forma simples e direta todos os principais conceitos assistido em sala de aula.

Al Ries é profissional de marketing e autor de diversos livros. Graduou-se em 1950 na DePauw University, tendo trabalhado na General Eletric e fundado a agência publicidade nova iorquina Ries Cappielo Colwell. Em 1994 abriu a empresa de consultoria Ries & Ries com sua filha Laura, graduada na Northwestern University com experiência na agência de publicidade TBWA.

Ries é um senhor simpático, carismático e com voz agradável. Mas senti que ele é um destes gurus que pregam o guruzismo.

Com guruzismo quero dizer lançar livros que pregam a morte de algo ou receitas práticas para ter sucesso como “A Queda da Propaganda” e “As 22 consagradas Leis do Marketing”. Em 1999 foi eleito uma das pessoas mais influentes no campo das Relações Públicas no século 20 pela revista PR Week.

Sua apresentação quase inteira foi vendendo uma fórmula mágica de ter apenas um produto por marca. Abaixo você confere essa apresentação e pode tirar suas próprias conclusões.











As 9 leis vencedoras do marketing, segundo Al Ries são:

1 - Liderança: "É melhor ser o primeiro do que ser o melhor".
2 - Categoria: "Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja o primeiro".
3 - Mente: "É melhor ser o primeira na mente do cliente que o primeiro no mercado".
4 - Percepção: "O Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção".
5 - Foco: "Em Marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente".
6 - Dualidade: "Com o passar do tempo, todo mercado transforma-se em uma corrida com dois concorrentes".
7 - Opostos: "A estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder".
8 - Extensão de Linha: "Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca" e, com isso, enfraquecê-la.
9 - Sinceridade: "Quando admitimos um negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo".

São princípios estratégicos que mostram como conquistar mercados e manter-se competitivo no exigente mundo dos negócios da atualidade.

No comments: