Friday, May 29, 2009

Google Wave vai mudar tudo. De novo.

Preste atenção. Se tudo der certo para o Google - e vem dando certo nos últimos anos - o jeito de você se comunicar vai mudar, mais uma vez.
Esqueça twitter. Esqueça instant messenger. Pior. Esqueça email.
Dos mesmos engenheiros que criaram o Google Maps, vem aí um novo killer (?) application: Google Wave.
A apresentação tem mais de uma hora, mas o importante é entender a idéia por trás de Google Wave: como seria o e-mail se fosse inventado hoje?
Comece imaginando uma combinação de instant messenger e e-mail com um “timeline”. Você estabelece um diálogo (uma wave) com uma ou mais pessoas, adiciona novos usuários, arquiva “conversações” e dá “playback” no diálogo para acompanhar o que foi discutido, destaca partes importantes, anexa fotos e documentos. Tudo isso dentro do browser.
Mas Google Wave é bem mais que isso. Cada Wave pode morar dentro de um blog e a partir daí, agregar mais gente na conversação. Mobile? Tem também.
Eu sei que vai parecer uma bobagem, mas assista ao demo com calma, porque o projeto é tão ambicioso, que realmente tem potencial para substituir email, instant messenger, twitter, flickr, docs e google reader, tudo de uma vez só.
O sistema ainda não está disponível para os usuários, mas já foi apresentado para os desenvolvedores durante o Google IO. Via UoD

No comments: