Tuesday, June 2, 2009

Audio Trip - O Homem Errado

Essa semana fui convidado para colocar umas músicas no Blog O Homem Errado. Esse post vai rolar por lá, mas em primeira mão, rola por aqui. Espero que gostem.




Você Não Entende Nada/Cotidiano
Chico e Caetano

Essa música foi gravada no Programa Chico e Caetano - Rede Globo de televisão (1986) Imagem em VHS e a letra dela é muito simples e fala o que todos queremos viver da maneira mais rústica possível. A nostalgia do vídeo dispensa comentários. Sempre acompanhei a evolução da música brasileira e sou um fã incondicional do trabalho desses dois. A letra é a síntese daquele lance que a gente sente de querer ir com o grande amor para uma ilha deserta, morar em uma cabana e viver da pesca e caça.

Hoje em dia acho que esse romantismo deu uma desacelerada o os casais contemporâneos preferem pegar um cruzeiro bacana ou passar esse tempo em uma ilha deserta, mas em um resort luxuoso com atendimento personalizado.



"Você não está entendendo nada do que eu digo
Eu quero ir embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
Todo dia, todo dia"


Pode me chamar
Eddie

Essa é da gente, um som "Metropolitano", "Original Olinda Style", que busca inspiração na nossa cultura e brinca com situações que acontecem no nosso cotidiano. Uma banda originalmente rockeira do mangue beat, que encontrou um ponto entre o samba e reggae e caiu no gosto da galera.

Uma música muito bem produzida e uma letra que marca. Os caras acertaram na veia e acredito muito no potencial e no estilo da banda. Já estão sendo muito reconhecidos por ai e tem tudo pra se consagrar nacionalmente. É só botar a musica na novela das 8. (ironia viu?! Não precisa disso...)



"Sem muita coisa pra levar
Sem quase nada pra fazer
Sem muita coisa pra dizer
e pra começar...
Pode me chamar que eu vou....eu vou
Quando me quiser eu vou.....olha que eu vou, eu já tô ai"


Hurricane
Bob Dylan

Essa música conta a história de Rubin Carter, boxeador, conhecido como Hurricane (Furacão) que foi preso em 66, acusado de assassinato em primeiro grau. Foi libertado, após 19 anos de prisão, em 85. Sua história foi contada no filme Hurricane, interpretado brilhantemente por Denzel Washington Bob Dylan foi processado pela Patty Valentine, por ter usado seu nome na música.

Uma música que chama muito minha atenção, sei lá, eu fico mais agitado, tem uma sensação boa de euforia e felicidade. Isso é sentimentos e sentimento não se explica, se sente. Ela é uma das músicas da minha vida, sempre escuto várias e várias vezes.
Artistas com carreiras sólidas merecem respeito. O resto é música efêmera, que é legal também!



"Agora todos os criminosos em seus paletós e gravatas
estão livres para beber martinis e assistir o sol nascer
enquanto Rubin fica sentado como Buda em uma cela de 3 metros
um inocente num inferno vivo
essa é a história do Furacão
mas não terá terminado enquanto não limparem seu nome
e devolverem a ele o tempo que serviu
colocado numa cela de prisão, mas houve um tempo
em que podia ter sido o campeão mundial"


Electric Feel
MGMT

Para viver uma vida melhor preciso conhecer mais coisas e, principalmente, mais pessoas. Crescer interiormente, expandir minhas buscas e ampliar o raio de visão. Acredito, sinceramente, que este é um chão em que caminhamos juntos. Há muitas falhas e curvas perigosíssimas. Uma melhor condição de vida, sem dúvida, passa pelo modo como me relaciono com os outros. Não adianta ser feliz sozinho, é preciso compartilhar essa felicidade, é preciso ser mais acessível e sempre ser real . Não posso esperar ser amado incondicionalmente. Não é possível que me aprovem integralmente. Assim como não dá para querer que cuidem de mim a todo custo e procurem, antes de tudo, o meu bem.

Acho que preciso também desenvolver uma certa qualidade de percepção do mundo. Temos muitas opções na vida e somos nós que escolhemos o nosso caminho e definimos o nosso destino. Claro que sempre teremos surpresas e são elas que dão o toque mágico na vida. As transformações aceleradas do tempo ainda me deixam meio tonto, sem saber a direção.



Mas foi em 2002, que Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasser formaram o Management sob uma densa névoa psicodélica que foi levemente se espalhando. No final de 2007, quase 2008, eles mudaram para o agnome MGMT e criaram Oracular Spectacular, um álbum criado num mundo repleto de histórias sobre a juventude, drogas e fama.

A banda é de Nova York e faz a "evolução natural de uma estética multi-instrumentalista do rock alternativo, que de tão composta faz brotar a semente malucona da indietronica", é uma viagem mesmo e ela ganhou um reconhecimento bacana da banda revelação de 2008.

Uma banda que consegue interpretar bem esse novo universo, com um som muito contemporâneo e atual ela aborda essa sensação elétrica em que vivemos.


Heartbeats
The Knife

Acho bastante estranho quando ouço casais dizendo que nunca brigam. Sério, será que é possível viver com uma pessoa sem nenhuma desavença, os dois concordando com tudo o tempo inteiro? Nem tanto ao sol nem tanto à lua... In Medio Stat Virtus (a virtude está no centro), já dizia Aristóteles.

Pensando bem, o relacionamento nada mais é do que um ajuste entre duas pessoas diferentes, entre duas vidas diferentes, entre dois pontos de vista diferentes. Tudo isso graças ao amor, que funciona como uma espécie de imã espiritual, superamos essas diferenças e vivemos em paz, aceitando o outro como ele é, com seus defeitos e qualidades.

Aceitamos o outro como ele é, mas isso não significa que temos de concordar com tudo o que ele pensa. É importante manter algumas posições e opiniões justamente para não anular quem você é, para ser coerente com você mesmo. Lembre-se de que o outro também se apaixonou por você exatamente porque você era assim, do seu jeito.



Essa música transmite uma energia intensa, tem uma batida inspiradora e a letra fala de relacionamento, de uma noite confusa, um processo um pouco natural de acelerar a verdade e promessas feitas de dois apaixonados.

Hoje escuto bastante ela, não por essas características peculiares da composição, mas pelo ritmo e por essa energia que ela transmite.

3 comments:

Unknown said...

Adorei Meu gatinho!!

Luna said...

Ótimas escolhas!!! Gostei do texto sobre como viver a vida melhor, vc disse tudo!

Maria Eduarda said...

Adorei a música Heartbeats.

Todas as pessoas deviam saber disso...

"Pensando bem, o relacionamento nada mais é do que um ajuste entre duas pessoas diferentes, entre duas vidas diferentes, entre dois pontos de vista diferentes. Tudo isso graças ao amor, que funciona como uma espécie de imã espiritual, superamos essas diferenças e vivemos em paz, aceitando o outro como ele é, com seus defeitos e qualidades."