Saturday, June 6, 2009

Como montar um portifólio de planejamento

Segue uma explicação básica sobre cada um dos trabalhos recomendados pelo VCU Brandcenter para compor um ótimo portifólio de planejamento. No mesmo texto tem um dica fantástica para quem ainda não está no mercado de trabalho conseguir uma vantagem imensa logo na largada. A idéia é matar 2 coelhos numa “caixa d’água” só. O texto é de Carlos Henrique Vilela, publicitário, atualmente no programa de especialização em gestão com ênfase em Marketing da FDC. Já fui redator, planner e atualmente ocupa a função de gerente de marketing em Belo Horizonte, MG.

Se você ainda não tem experiência de mercado e busca sua primeira oportunidade – vale, inclusive, para estágios - trabalhar casos fantasmas é jogar fora uma das maiores oportunidades da sua vida. Se você quer se tornar um bom planner, o mínimo que deve fazer é ser capaz de buscar oportunidades onde elas, aparentemente, não existem. É fácil pra qualquer estudante realizar um trabalho real. Minha sugestão é a seguinte:

Existem milhares de ONGs e instituições filantrôpicas, por aí, precisando de ajuda. Essas organizações tem, na maioria dos casos, uma abordagem mercadológica muito fraca – até por trabalharem com verbas limitadas, oriundas de doações, e trabalho voluntário. São empresas que tem uma marca para cuidar, embora sem fins lucrativos. É possível fazer um trabalho fantástico nessas organizações e, com isso - além de abrilhantar seu portfólio, promover um aprendizado descomunal e possibilitar um networking incríveil -, você estará ajudando em uma ótima causa.

O que pode ser feito? / O que são aquelas análises e estudos?

Análise Competitiva
Você tem a oportunidade de analisar todas as outras marcas que disputam pelo orçamento "filantrópico" do cliente atual e potencial, sejam concorrentes diretos ou indiretos. Além disso, pode levantar forças e fraquezas no ambiente interno para aproveitar as oportunidades do ambiente externo, e analisar as forças competitivas da organização e do mercado. É o primeiro passo para se traçar uma estratégia de sucesso.

Alguns textos que podem ajudar:
Inteligência Competitiva
Estratégia e o Ambiente Competitivo


Estudo Quantitativo
Quem é o target da instituição? Qual o tamanho desse mercado? Quais são as suas opiniões, atitudes e preferências? Quais são os elementos que geram valor para eles? Como a marca pode se conectar com essas pessoas? Esse tipo de estudo pode ajudar você a responder a essas e a outras diversas perguntas.

Alguns textos que podem ajudar:
Pesquisa Quantitativa
Estudos de Mercado e Oportunidades de Negócio


Creative Brief
Como aproveitar essas oportunidades? Como utilizar todas essas informações para inspirar o pessoal da criação e dar origem a uma campanha avassaladora? É esse o papel do brief criativo.

Alguns textos que podem ajudar:
Modelos de Brief de Agências Internacionais
O Briefing no Processo Criativo
The Perfect Creative Brief


Plano de Mídia
Basicamente, é a ferramenta que busca respostas para perguntas do tipo: Em quais meios será veiculada a campanha? Quando e com qual frequencia? Qual a área de abrangência? Como a comunicação irá interagir com esses meios? Quanto vai custar? Quais os resultados esperados? Como serão medidos?

Alguns textos que podem ajudar:
Planejamento de mídia: um roteiro básico


Análise de situação de marca
Como anda a marca da instituição que escolheu? Como as pessoas a veem? Que significado ela tem para eles? A quais emoções ela está associada? O que vem a mente quando se fala da marca? Como ela é comparada aos concorrentes? Para chegar a essas e muitas outras informações referentes à marca, usa-se essa metodologia. É geralmente feito com base em estudos qualitativos.


Target Audience Analysis
Essa ferramenta visa conhecer a fundo o seu público. Responde a perguntas, como por exemplo: Quem são essas pessoas? O que elas fazem? Quantos anos tem? O que gostam de fazer nas horas vagas? Quais são seus hábitos? No que mais eles gastam dinheiro? Qual o perfil desse público? Que tipos de mídia eles consomem?

Alguns textos que podem ajudar:
Target Audience Analysis
The Target Audience


Visual Storytelling
Visa mostrar sua capacidade de contar histórias. Pode ser algum comercial que você tenha conceituado – de preferência, da ONG que você escolheu.

Alguns textos que podem ajudar:
Five tips for video stories


Projetos de pensamento criativo
No desenvolvimento do seu projeto, você diagnosticará problemas que a comunicação deve resolver. Projetos de pensamento criativo nada mais são do que a descrição do desenvolvimento das estratégias que vão solucioná-los.

Alguns textos que podem ajudar:
Introduction to Creative Thinking
Cases de planejamento do Young Creatives


Análise cultural
Basicamente, alguma tendência de consumidor que você tenha observado, desenvolvido um estudo e dado implicações para o cliente. Pode ser resultante, inclusive, dos outros estudos realizados.

Alguns textos que podem ajudar:
Análise cultural


Brand Book
É uma evolução do tradicional manual da marca que, além de informar características técnicas, indica as táticas a serem seguidas pela marca.

Alguns textos que podem ajudar:
Brand Book, instrumento de gestão de marca


Via CHMKT

2 comments:

Oswaldo Melo said...

Ações de Brand são cada vez mais importantes nos dias de hoje. E o Brand Book é uma ótima ferramenta pra manter a marca "na linha". Continue postando, os assuntos e conteúdo são muito interessantes! Parabéns

Marina Monte said...

Uma boa referência até para aplicar na prática.