Friday, May 15, 2009

O primeiro navio ecológico





Tinha visto um dia desses na Globo News, uma reportagem de uma vela gigante, estilo aquelas que são usadas em Kite Surf que estavam sendo comercializadas para ajudar na automia de grandes embarcações. E hoje descobri esse projeto magnifico que foi imaginado pela société STX, o "Eosas" , Navio Ecológico que inova tanto em seu funcionamento quanto em sua concepção. Mede 305 metros e pode navegar com até 3.400 passageiros.

Uma das particularidades desta embarcação está em sua forma de autonomia em navegar, pois suas 6 grandes velas que totalizam uma superfície de 12.440m² permite a propulsão inteira do navio pela força dos ventos. Quando o vento é fraco as velas ajudam a economizar o uso do combustível. Além das velas, o navio é todo produzido com materiais reciclados que diminui consideravelmente a emissão de carbono.

A previsão de conclusão do projeto está estimada de 3 a 5 anos nos mares Europeus. Muito bem, todos estão seguindo o fluxo de um mundo mais sustentável, não podemos deixar que isso seja apenas uma modinha, tem que ser realidade em tudo que fazemos. É tudo uma questão de cultura.

No comments: