Friday, May 15, 2009

POWERSHOPS



Nós vivemos em mundo de consumo e usamos esse mundo com uma terapia, como entretenimento, fantasia ou simplesmente uma válvula de escape. Contudo as lojas e os PDV nem sempre são tão atrativos assim e o que nos interessa, o produto, nem sempre é apresentado de uma forma adequada e encantadora. Hoje não adianta apenas apresentar o produto e deixar ele disponível no PDV, é necessário muito mais que isso, é preciso encantar o consumidor e fazer com que ele entre em uma imersão constante e realize realmente seus desejos e fiquem satisfeitos em atender suas necessidades.



Farmácias, postos de gasolina, lojas, armazéns e todo tipo de comercio precisam está atentos aos conceitos mais novos, os projetos precisam ser funcionais, agradáveis e feitos para o consumidor. Hoje quando decidimos comprar algo vamos lá e compramos, claro que sempre surge alguma novidade, sempre temos um impulso para pegar mais algum item que não estava planejado.



Você prefere comprar gasolina em um posto de gasolina sujo, assustador, mal iluminado ou em um posto moderno, com diferencias em design, iluminação e muito bem limpo? Acho que quando faço essa pergunta consigo entender realmente esse valor de se diferenciar no PDV. Hoje os consumidores compram menos e exigem mais de cada experiência. Gastam menos e exigem mas valor, em todas as categorias quem define valor é esse consumidor e isso é determinado pelo tempo, atenção e dinheiro que será gasto para decidir uma compra.



A alegria, o prestígio e o prazer produzidos por um brinquedo tecnológico ou por um par de sapatos recentemente adquirido - por mais caros que possam ser - agregam mais valor ao preço do consumidor. E se a experiência da compra for impressionante, eu tenho certeza que o retorno é garantido e o negócio se torna mais viável para ambos, pois alem de manter uma fidelização os consumidores são automaticamente acoplados emocionalmente com o comercio, assim é possível criar uma rede de relacionamento externo com amigos e conhecidos dos clientes satisfeitos.



Quando nós encontramos uma loja fantástica hoje - uma loja que é digna de nossos atenção, tempo e dinheiro - nós estamos vendo realmente um milagre e um entendimento melhor do negócio. Nós devemos dizer ao mundo sobre ele e nós devemos exijir mais dele. Vender o varejo é um negócio extremamente complicado e essa experiência deve ser potencializada, o PDV merece muita atenção e cuidado em seu planejamento e execução. A arquitetura e Design estão inseridos no marketing e é ponto fundamental para se obter sucesso em qualquer negócio, contudo essa atenção do varejo talvez esteja mais próximo da mágica do que qualquer outra coisa. Fotos The CoolHunter

No comments: