Saturday, April 18, 2009

Conselho para os planners do futuro

1 - Procure ter um desenvolvimento equilibrado e sadio na sua carreira e na sua relevância como profissional. Não enfoque tanto suas competências de criatividade, geração de insight e originalidade de pensamento em soluções de comunicação a ponto de te deixar despreparado para o mundo corporativo, das estratégias de negócios, das decisões de marketing e de todo o resto da empresa além dele. Por outro lado não enfoque tanto suas competências de entendimento do negócio, visão empresarial e estratégias a ponto de te fazer perder a criatividade, originalidade, pensamento abstrato e idéias diferentes das que todos estão pensando. Você não trabalha no departamento de criação da agência e nem no departamento de marketing/Presidência do cliente, mas em todo o espaço no meio dos 2.

2 – Se apaixone pelos problemas dos seus clientes, entre no mérito, se envolva, os adote como problemas seus. O nível de paixão pelos problemas dos clientes vai determinar a pertinência e assertividade da sua solução para eles. Essa eu aprendi na Talent com o Julio Ribeiro e foi uma das mais valiosas pra minha carreira.

3 – Não se robotize. Existem hoje ferramentas incríveis, tanto pagas quanto gratuitas, para ajudar os planners a fazerem o seu trabalho: bibliotecas de tendências, bibliotecas de insights, bibliotecas de citações, slides prontos de Powerpoint e muito mais na Internet. Conheça tudo isso mas no final faça prevalecer o seu ponto de vista pessoal. Essas ferramentas são incríveis mas estão longe de ser o trabalho final. Planejar é um exercício mais humano que técnico. Lembre-se que Roy Batty, o bicentenário Andrew Martin, R2D2, Sonny, Wall-E e o andróide de Johnny Walker são notáveis não pelas suas incríveis capacidades técnicas, mas pela forma humana com que tomam decisões e agem instintivamente, além da tecnologia.

4 – Existem duas grandes questões que terão que ser resolvidas pela sua geração. A primeira é como ter estratégias de comunicação fortes e relevantes, que sejam naturalmente integradas em um cenário de pontos de contato com o consumidor cada vez mais fragmentado. A outra é ser um especialista em eficácia. Desenvolver o trabalho com foco, buscando conhecimento e se aprimorando no entendimento de como a comunicação e o seu trabalho impactam o resultado do cliente. Atingir, engajar e persuadir o consumidor são apenas objetivos intermediários. O objetivo final do seu trabalho é gerar valor para os acionistas dos seus clientes. Essas discussões são muito mais importante hoje do que no passado e só tendem a crescer ao longo de sua carreira.

5 – Seja generoso, como disse John Bartle. O planejador está a serviço dos outros. O seu trabalho é fazer com que todo o resto da agência e do cliente façam o trabalho deles de uma forma mais criativa e que gere mais resultado. O resultado final do trabalho é mais importante que o seu ego.

Por Eduardo Lorenzi (Via CHMKT), Head of Planning da NeogamaBBH para a America Latina e Professor do Bootcamp da Miami Ad School. Trabalhou na Talent Comunicação.

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