Thursday, April 16, 2009

Tendências da Tecnologia da Informação: 2009 - Ano do Cloud Computing?



Pessoal,

um dos assuntos que mais gosto de acompanhar é sobre tendências da tecnologia da informação, mais especificamente o desenvolvimento da tecnologia como serviço. Dentro desse conceito de tecnologia como serviço, a tendência que vem merecendo maior atenção das empresas é a tecnologia de Cloud Computing (Computação nas nuvens). Apenas para atualizar os mais leigos, Cloud Computing é a oferta de serviços de tecnologia, como processamento e armazenamento de dados, através de uma rede de computadores distribuidos em que você não precisa saber onde sua planilha Excel está armazenada e em que máquina está sendo realizado o processamento dos calculos da planilha, ou seja, tudo está na nuvem.

Segundo o Gartner, uma das maiores intituições de pesquisa de tendências na área de TI, 2009 será o ano das corporações experimentarem o conceito e as soluções de cloud computing, segundo análise de Daryl Plummer, vice-presidente de pesquisas da consultoria Gartner. O especialista diz que, ao longo dos próximos meses, as empresas vão focar em três pontos ligados à nuvem: entender como armazenar arquivos estáticos; testar serviços de cloud computing (como o oferecido pela Amazon, por exemplo) e tentar levar algumas aplicações para a nuvem sem ter que alterá-las. More »« Less

“2008 foi o ano da descoberta do cloud computing, 2009 será o ano da experimentação e em 2012 veremos um grande crescimento dos serviços de cloud computing”, avalia Plummer. O analista admite que existem inúmeras preocupações em relação à tecnologia, principalmente no que diz respeito a performance e segurança. E diz que cloud computing não é a solução ideal para todo tipo de negócio.

Plummer lembra que, quando a internet surgiu, os especialistas em segurança da informação também se mostravam reticentes em relação àquela novidade e diziam que ninguém jamais usaria o número do cartão de crédito para comprar pela web. O vice-presidente do Gartner diz que com o cloud computing a lógica é semelhante. “Em 1995, as pessoas diziam o mesmo a respeito da internet. Aguarde. Dê-me cinco anos, não mais que isso”, provoca.

Para Plummer, no entanto, a tendência é que, no futuro, o modelo que vai dominar o mercado é o híbrido, com soluções na nuvem e outras seguindo a forma de funcionamento atual. “Nós não acreditamos que todos os computadores têm de estar na nuvem. As coisas arriscadas, que exigem performance, faça você mesmo”, orienta.

O especialista alerta que a cloud computing traz um novo parâmetro para o mercado de tecnologia da informação, uma vez que os clientes deixam de comprar equipamento e software para adquirir somente serviços. “Ele [cloud computing] nos leva de um mundo onde compramos servidores e caixas para um mundo em que usamos serviços”, analisa. “Passaremos de compradores de computadores para usuários de tecnologia”, completa.

Achei interessante quando o analista do Gartner prevê que prevalecerá um modelo hibrido o que reforça a visão da Microsoft para cloud computing e vai contra a aposta do Google. A visão do Microsoft é servicos sim, nuvem sim, mas software tambem, local tambem, o melhor dos dois mundos(Via @renedepaula). Já a visão do google é ter todo o serviço de tecnologia na nuvem.

Na minha visão, no inicio irá prevalecer o modelo hibrido mais alinhado a visão da Microsoft e posteriormente prevalecerá o modelo de Google a partir do momento em que houver mais confiança no serviço de Cloud Computing, mas entendo que a definição desse embate de modelos será determinado pelos dois setores que possuem o maior poder economico e que envolvem maior risco sistêmico para a economia que são as seguradoras e o sistema bancário.

Pelo visto, ainda teremos muita munição sendo gasta nessa batalha.

(Post Marcelão - HSM/UoD)

No comments: