Friday, April 24, 2009

Cultura de Massa

A cultura da Índia é a expressão de uma das mais antigas e diversificadas civilizações do planeta, portanto inclui grande número de manifestações em todos os campos, desde a literatura e a arquitetura até, modernamente, o cinema.

As tradições literárias mais antigas da Índia eram transmitidas de forma oral e foram posteriormente transcritas. Tais transcrições incluem textos sagrados como os Vedas e épicos como o Maabárata e o Ramáiana. O único galardoado indiano com o prêmio nobel de literatura é o escritor bengali Rabindranath Tagore.

O país é o maior produtor mundial anual de filmes para o cinema. A produção cinematográfica local concentra-se em Bombaim, Noida, Madrasta e Hiderabade.

Um dos aspectos da cultura indiana, apesar de oficialmente banido, é o sistema de castas da Índia, característico dos hindus, não só na Índia, mas também no Nepal.


Clipe original de um música muito famosa no Brasil.

No Brasil, a Índia está em evidencia, pois tem sua cultura produzida para a população em geral, independente de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas.

O princípio da dominação a partir da popularização da cultura de massa é claramente evidenciada através da televisão. Agindo como meio de comunicação predominante, falsamente rotulado como democrático e considerado o maior formador de opinião, a televisão promove e acentua a cada dia o conceito de homogeinação das mais diversas camadas sociais, contribuindo para uma massa acéfala e idiotizada, facilmente manipulável por elites unicamente interessadas em explorar de todas as formas possíveis um mercado consumidor ávido por produtos e necessidades impostas de forma ditatorial e indiscriminada.

"Cultura de massa é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público."

O mais interessante disso tudo é que essa cultura indiana consegue ser massificada aqui no Brasil. Por mais que a gente saiba do crescimento da internet e da nossa autonomia em escolher o que assistir e o que ver pela TV a Cabo e os outros canais que surgem, é inevitável não observar a força que uma única emissora tem sobre a população.

Vou confessar que essa cultura indiana me chama atenção. Eu sei que tem muito exagero no que a gente vê aqui e sei também que lá não é só dança. Mas vale dar uma olhada para expandir um pouco o que tem dentro da nossa cabeça e se aproximar da realidade de outras culturas.

Daqui a pouco vem a Copa do Mundo da África, ai vão surgir reportagens e matérias falando mais da cultura africana, mostrando também o lado turistico e o que deixa eles felizes. Já sei que o novo líder é um cara que tem duas mulheres e adora cantar e dançar no palanque. Vamos ver o que vem por aí.



Já imaginou o Lula cantando assim? É..

No comments: