Thursday, April 23, 2009

Líder na Ação das Equipes: Aumentando a eficácia nas reuniões de trabalho

Uma abordagem interessante de como os lideres e suas equipes devem proceder para alcançar melhores resultados nas reuniões de trabalho. O texto faz parte do módulo “Aspecto Comportamentais e Éticos na Gestão de Pessoas”, do MBA em Marketing da FGV Management. Na sala de aula tivemos ótimos exemplos e conseguimos observar muito bem como funciona na prática. A Livre Docente Eunice Verçosa foi a responsável em passar esse teoria pra gente. Boa leitura.


Se a reunião não foi clara olha o que pode acontecer.


O líder e a equipe devem aprender com seus erros.

A equipe deve se conhecer para apresentar um bom trabalho. Deixe que todos se apresentem, falando de si, suas habilidade e experiências, da sua parte do trabalho em equipe. Não fale por eles.

Ouça a todos, não rotule as pessoas, dividindo-as em grupos de capazes e incapazes. Elimine os estereótipos e não humilhe os membros de sua equipe.

Ouça todos os membros da sua equipe com respeito. Quando procurado para solução de problemas, ajude a encontrar a solução, trabalhando as idéias em conjunto.

Use uma linguagem conhecida de todos: gírias e palavras desconhecidas devem ser evitadas ou “traduzidas”, se seu uso for inevitável.

Compartilhe a liderança sem receio de perder a autoridade.
Delegue as funções para as pessoas certas com clareza: quem faz o que, o que você quer exatamente, para quando.

Se você não delega alguma tarefa com clareza, é porque você mesmo ainda não tem clareza sobre o que deseja ou tem medo da relação do outro ao seu pedido. Portanto, não se queixe se o outro também não descobriu ainda o que nem você mesmo sabe... Se o problema é medo, encare logo, não adianta adiar o problema, isto só faz aumentá-lo. Peça feed-back, trabalhe junto com o outro em busca da clareza e da aceitação.

Nas reuniões de trabalho, providencie que se agende por escrito as tarefas distribuídas em equipe e forneça copia a todos os envolvidos. Ninguém se lembra de tarefas agendas apenas verbalmente.

Só aceite voluntários para as tarefas se eles forem realmente as pessoas certas para ela, ou seja: se eles estiverem as habilidade e conhecimentos necessários para ela.

Examine todos os detalhes e crie planos alternativos em conjunto com sua equipe. Não comemore antes de identificar e solucionar os pontos frágeis e vulneráveis do planejamento, muitas vezes ocultos num pequeno detalhe.

Nas reuniões, não deixe que os assuntos se desviem a cada aparte. Dê 10 minutos de “aquecimento” antes do inicio propriamente dito da reunião. No aquecimento, os membros da equipe colocam os assuntos extra-reunião em dia, tomam seu cafezinho. Depois, a pauta deve ser seguida objetivamente, salvo motivo estratégico. A objetividade da pauta não deve impedir, entretanto, a criatividade da equipe. Objetividade e sensibilidade (“faro” e intuição) são atributos de um bom líder.

Tenha um plano, uma grande visão para o trabalho com sua equipe. Compartilhe este plano, esta grande visão com eles. As idéias boas que vierem da sua equipe devem ser desenvolvidas e integradas ao plano.

Transforme sua equipe num TIME. Um time é um conjunto de pessoas certas paras as funções, com um propósito comum que une a todos e concentra as idéias, sinergicamente.

Num TIME, o problema nunca é individual. O problema é de todos, o que importa é a meta, os objetivos da equipe. O trabalho que importa é o trabalho da equipe e tudo está interligado. Cada um deve visualizar o impacto do seu serviço sobre o serviço dos demais; todos devem visualizar os múltiplos impactos de todos sobre todos.

Os membros da equipe precisam aprender a abrir mão dos conflitos e egos.

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